livros

Dica: como ler mais livros mesmo que a rotina esteja puxada (muito puxada!)

Opa! Aqui é o Soho com mais uma dica para você viver melhor! O post de hoje é direcionado para quem gosta de ler livros, mas não dedica muito tempo à leitura na rotina.

Eu até entendo que isso aconteça, pois realmente a vida anda em um ritmo frenético demais. Temos nossas prioridades e acabamos deixando o resto de lado, afinal, ninguém neste mundo dá conta de tudo.

Posso apostar que LER MAIS está entre as metas que você vem adiando há algum tempo. Arrisco dizer, também, que você tem uma pilha de livros não-lidos na prateleira do seu quarto. Acertei?

Se a resposta for SIM, saiba que essa falta de comprometimento com a leitura não é exclusividade sua. Quantas pessoas me veem falando bem sobre um livro e vão logo dizendo: “vou incluir esse livro na minha lista de próximas leituras”.

Quando eu ouço essa frase, sinto que o objetivo maior da pessoa é ter uma lista interminável de recomendações de leitura. Porém, na prática, ela não lê nem metade dos livros recomendados e fica se sentindo frustrada (a) por não se comprometer com a leitura no seu dia a dia.

Mas por que isso acontece?

Na minha opinião, é porque as pessoas não enxergam a leitura de um livro como um compromisso, mas como algo que pode ficar para o dia em que você não tiver NADA para fazer.

Além disso, o livro físico muitas vezes tem milhares de páginas e você não consegue devorá-lo em uma semana. Às vezes, você passa mais de um mês lendo o mesmo livro, enquanto outro mais interessante ainda acabou de ser lançado nas livrarias. Você acaba se sentindo atrasado e, mais uma vez, incompetente nesta tarefa de incorporar o hábito da leitura na sua vida.

livros

COMO EU RESOLVI ESTE PROBLEMA?

Eu resolvi simplificar as coisas e tentar uma outra maneira de “encaixar” a leitura na minha rotina. Para isso, decidi usar a tecnologia ao meu favor e procurar um aplicativo de resumo de livros em português. Na minha pesquisa pelo Google, acabei encontrando um app chamado “12 minutos”, que foi lançado no Brasil em 2017.

Como é um aplicativo gratuito, decidi testá-lo para conhecer as funcionalidades e saber quais livros eu consigo encontrar por lá. Durante a fase de testes, fiquei impressionado com a ampla variedade de obras disponíveis na biblioteca, todas no formato de áudio e texto.

Resolvi ler alguns títulos para saber que tipo de resumos eram oferecidos pelo aplicativo. Novamente me surpreendi, porque além de muito objetivos e precisos, os resumos são fáceis de ler. Rápidos também, pois gastei pouco mais de 10 minutos em cada leitura – daí o nome “12 minutos” para o aplicativo.

Frente à boa experiência inicial, decidi continuar utilizando o app e usufruindo da biblioteca, que reúne livros de Empreendedorismo, Gestão, Psicologia e outras categorias. Me senti “muito bem servido” com o app e quis compartilhá-lo aqui por ser uma ferramenta gratuita e em português. Nem todas as funcionalidades podem ser acessadas no plano free, mas você tem acesso a um livro por semana na biblioteca.

Para você ter uma ideia, depois que comecei a usar o app – há cerca de uma semana – já li mais de 30 resumos de livros. Mais importante do que a quantidade, é o conhecimento que adquiri em bem menos tempo. Sinto que a minha meta de ler mais tornou-se muito mais viável com a ajuda da tecnologia e deste aplicativo.

Para quem quiser se interessar, recomendo essa resenha com todas as informações sobre o 12 minutos. Também recomendo que assista a esse vídeo institucional curtinho:

No mais, espero que essa dica seja útil e que você possa passá-la adiante, se gostar. Até a próxima!